Uma aproximação ao marketing
Uma aproximação ao marketing.
Sérgio Bretas Lage Viana
Conselheiro Lafaiete
2012
Sérgio Bretas Lage Viana
Uma aproximação ao marketing. Trabalho de pesquisa apresentado à Prof. Gernot Roque Muller Junior para obtenção de créditos no Curso de Pós-Graduação em Gestão Cultural do SENAC.
Conselheiro Lafaiete
2012
Quando um gestor cultural tem a intenção para realizar o projeto buscando recursos na iniciativa privada mediante leis de incentivos culturais, que atualmente são os principais, não os únicos, suportes para concretizar ações de marketing cultural no Brasil, é fundamental que, na elaboração, o gestor esteja preocupado com aspectos que interessam a potenciais patrocinadores. Isso permite que o projeto tenha trânsito no marketing cultural.
O marketing cultural é o conjunto de ações promocionais baseadas em eventos, atividades culturais ou produtos artísticos com o intuito de criar, desenvolver ou reforçar uma imagem favorável à organização que as patrocinam, sendo também uma das ferramentas do marketing-mix que realça o papel da organização como agente sociocultural. FISCHER (1998, p. 68),
Por meio dessa competência o gestor cultural consegue conciliar as necessidades do patrocinador (marketing empresarial) aos aspectos inerentes da atividade cultural. Devido à saturação da publicidade convencional o marketing cultural tornou-se uma estratégia corporativa viável. Com agilidade e eficiência é capaz de promover a atração de um público exigente e diferenciado, além de conquistar uma gama de atendidos pelo projeto (responsabilidade social) e suas relações numa proporção pouco alcançada na publicidade convencional. Ao gestor cultural cabe estar apto a promover tal enlace e a estabelecer estratégias para a efetividade deste instrumento.
Quanto às tarefas envolvidas na gestão de marketing das iniciativas culturais é necessário, ao desenvolver um projeto que o gestor esteja atento a todas as etapas do Ciclo da Produção Cultural: da