Uma análise semântico-pragmática do vocábulo porra
Mello. Rejane Correia da Silva
FAMASUL-Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
FACIP-Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares.
Professora.
RESUMO:O léxico de uma língua é muito amplo, praticamente infinito, já que, neste grupo estão incluídos os vários tipos de linguagem: culta, coloquial, popular, jargões profissionais, estrangeirismos,arcaísmos, neologismos, regionalismos, palavras chulas, gírias etc. A partir daí os falantes /escritores da LP formam um vocabulário, que é particular e traduz vários aspectos. Assim, existem vocábulos que na fala adquirem significados/sentidos,dependendo do contexto. Isso acontece com o vocábulo porra que é bastante utilizado pelos falantes, e carregado de intenções, que variam de acordo com a situação, com o receptor;além da entonação e dos elementos extralinguisticos utilizados na fala. A Semântica, ciência do significado faz uma análise disso tudo, tentando desvendar a plurissignificação, a mutação semântica , a variedade vocabular e a seleção lexical dos usuários deste vocábulo.
PALAVRAS-CHAVE:Porra, Semântica, léxico, vocabulário, fala x escrita.
1-CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
O vocábulo porra é muito usado em todas as camadas sócio-culturais, em situações diversificadas, que dependendo , pode ter vários significados/ sentidos, ou seja, ele tem uma multiplicidade de sentido graças ao contexto, mas também, a mudança de classe e até mesmo a questão fonética, que levam este vocábulo tanto para o patamar de palavra chula, substantivo,ou mesmo uma simples interjeição.
Dessa forma adquire um caráter pejorativo, engraçado e até lisonjeador.
2- O CARÁTER PRAGMÁTICO DA LINGUAGEM
1
A linguagem é multifacetada e obedece a regras que podem ou não serem seguidas pelos falantes/escritores no ato da comunicação. Estas regras são questionadas a partir do momento em que se percebe as diferenças marcantes entre fala e escrita, pois aquela é