UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
ITAPETINGA - BAHIA
2013
tema: UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPOÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso Responsabilidade Social e Sustentável - Projetos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Seviço Social II: Uma Análise da Família Contemporânea. Profºs: Adarly Rosana, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos e Sergio Gomes.
Itapetinga-Ba
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
3. Considerações Finais 7
4. Referências 8
1. INTRODUÇÃO
É crescente o número de famílias, onde o principal provedor é a mulher.
A família contemporânea passa por mudanças em muitas em muitas dimensões, especialmente nas relações Inter geracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior expressão dos afetos e busca de autonomia dos seus membros, a embasar a construção subjetiva individual.
O tema família constitui um desafio as Investigações das Ciências Humanas. As diversas posições sociais e políticas façam referências a ela, existindo quase sempre uma preocupação em tudo o que lhe diz respeito.
Fica evidente o papel central da família em processos fundamentais da constituição da formação dos vínculos afetivos com os pais, os quais possuem repercussão para o desenvolvimento da personalidade.
O sistema familiar moderno tem gerado muitas discussões, como por exemplo, suas novas configurações e a educação dos filhos. Para chegar os tempos atuais houve um longo percurso.
2. DESENVOLVIMENTO
As inúmeras mudanças sociais pelas quais passamos nos levam a repensa a família, o seu lugar e sua