Trabalho de Anatomia
O sistema endócrino é responsável por controlar os hormônios e auxiliam nas funções reprodutivas.
É responsável também pela regulação do metabolismo que são compostos por tecidos e glândulas.
Seus compostos por tecidos especializados que vão se agregando conforme a necessidade do organismo.
As alterações de hormônios desencadeiam varias disfunções no individuo que podem ser estéticas, metabólicas, patológicas entre outras.
Essa disfunção hormonal pode interferir nos tratamentos estéticos, os profissionais da estética podem estar auxiliando o paciente sendo conhecedores do sistema endócrino, e sabendo investigar seus clientes por meio de uma ficha de anamnese.
OBJETIVO
O principal objetivo desta pesquisa é falar sobre o sistema endócrino e suas funções, também como explicar em uma suscinta apresentação/ pesquisa sobre o sistema tegumentar.
Glândulas e hormônios
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
As células alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem as respostas características da ação hormonal.
A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio:
Hipotálamo
Se localiza na base do encéfalo, sob uma região encefálica denominada tálamo. A função endócrina do hipotálamo está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na