Uma analise da familia contemporanea
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JOYCE SANTANA DE MATOS
Uma análise da família contemporânea
Tucano
2011
JOYCE SANTANA DE MATOS
Uma análise da família contemporânea
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção textual individual.
Prof. Adarly, Lisnéia, Márcia e Sérgio .
Tucano
2011
SUMÁRIO
1- Introdução 2- Desenvolvimento 3- Conclusão 4- Referências Bibliográficas
Introdução
O objetivo trabalho tem como ênfase fazer uma Análise da Família Contemporânea, sobre os aspectos que as tranformações socioeconômicas-culturais trouxeram sobre a mesma, percebendo as mudanças ocorridas até os dias atuais, a forma como se foi desenvolvendo o conceito familia e seus variados.
Destacando os três tipos de familia existente segundo a antropologia, como também os arranjos mais conhecidos perante a sociedade e fazendo uma breve análise sobre um que vem ganhando espaço na sociedade, causando várias formas de discursão.
E qualificando a família como desenvolvedora do ser humano, de sua personalidade, e de seus sentimentos mais íntimos.
Desenvolvimento
Nas últimas décadas o mundo sofreu mudanças no plano social, devido aos avanços tecnológicos, ao capital e as várias formas que influência a sociedade. As modificações ocorridas ao longo do tempo possibilitaram o desencadeamento na contemporaneidade, de novos tipos de relacionamentos muito mais efêmeros, frágeis e superficiais. Para alguns a família, como instituição, está relacionada ao inevitável conservadorismo. Outros a consideram um recurso para a pessoa e para a sociedade, por inserir o indivíduo em processos fundamentais da constituição da identidade. Fica evidente o papel central da família, como a formação de vínculos afetivos com os pais, com irmãos, avós e tios, cônjuges e etc., os quais possuem