Uma abordagem sistêmica da crise ambiental
Eduardo L. Krüger
Resumo: Neste artigo é traçado inicialmente um quadro histórico acerca do surgimento da sociedade tecnológica. Em seguida, aponta-se para alguns problemas criados por essa sociedade, à luz do conflito existente entre os avanços tecnológicos e os prejuízos causados ao meio-ambiente. As seções seguintes discutem o enfoque ambientalista e a abordagem sistêmica para essa questão, para que se possa, por fim, esboçar alguns estratégias no sentido de propor melhorias para o sistema global.
Palavras-Chave: Tecnologia, Ambientalismo, Teoria Geral de
Sistemas.
Abstract: In this article, we first present a brief historical picture from the beginnings of the technological society. Then, we point out some problems created by this society in the light of the existing conflict between technological progress and the damages brought to the environment. The following sections discuss the environmentalist vision and the systemic approach to this issue, in order to outline some strategies to improve the global system.
Key-Words: Technology, Environmentalism, General Systems
Theory.
1.
SURGIMENTO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA
A técnica, nas sociedades primitivas, sempre esteve associada ao artesanato e à produção de utensílios necessários à subsistência e à proteção de indivíduos e coletividades humanas.
Alguns autores relacionam inclusive a produção da pedra lascada ao aparecimento do
Homem, como fatos simultâneos (VARGAS, 1994). Apesar disso, a tecnologia não é um conjunto de técnicas ou de todas as técnicas, e nem é a sofisticação da técnica. A passagem da técnica para a tecnologia não é questão de gradação ou desenvolvimento interno ao campo das técnicas, refere-se antes à condição sócio-econômica em que a tecnologia está
REVISTA EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA
Periodico Técnico Científico dos Programas de Pós -Graduação em Tecnologia dos CEFETs - PR/MG/RJ
66
inserida. Mais ainda,