Princípios de Ecologia e Conservação da Natureza
Aluno: Sartre Gonçalves Santos
Tema 1: Princípios de Ecologia e Conservação da Natureza
Tutora: Maria Luiza Castro
Coordenadores: Elidiani e Samuel
Brasília, 4 de agosto de 2006.
Atividade 1:
"Explique o que é visão holística, concepção sistêmica e interdisciplinaridade. Faça uma relação entre os diferentes conceitos, indicando pontos em comum e utilidades dessas abordagens".
Kasper (2000), (ao examinar a conclusão de alguns autores - Jordan, 1974, Checkland e Scholes, 1990 e Checkland, 1994) sobre o conceito de sistemas, destacou três aspectos constitutivos centrais desse conceito:
• Elementos ou objetos inter-relacionados, como o conteúdo ao qual se aplica o conceito de ‘sistema’, é referido na literatura como complexidade organizada;
• Processos de comunicação e controle, bem como estruturação em níveis, como aspectos identificados na literatura com a organização sistêmica e;
• Propriedades emergentes, capacidades adaptativas, etc., como características pelas quais um sistema é identificado como um todo integral, totalidade ou unidade complexa.
Ackoff (1974 apud Kasper, 2000) procurou caracterizar as relações entre os elementos de um sistema, distinguindo-o de um agrupamento qualquer de elementos. Segundo o autor:
1. As propriedades ou o comportamento de cada elemento têm um efeito nas propriedades ou comportamentos do conjunto como um todo;
2. Nenhum elemento tem um efeito independente sobre o todo e cada um é afetado no mínimo por uma outra parte;
3. Todos os subgrupos de elementos que possam ser formados têm efeitos sobre o comportamento do todo e nenhum possui um efeito independente sobre ele.
Ou seja, os elementos de um sistema estão conectados de tal modo que subgrupos ou subsistemas e elementos independentes não podem ser considerados isoladamente. Há interdependência dos comportamentos dos componentes num sistema (Ackoff 1974; 1981 apud Kasper, 2000).
Quando se olha para o pensamento sistêmico