Um Q a mais de Qualidade
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho será apresentar o curso Tecnólogo em Gestão de Qualidade apresentar seu surgimento a progressão do curso e parâmetros de faculdades. Importante ressaltar o mercado de trabalho atual e o surgimento da profissão suas habilidades, competências, a necessidade de cursos extras e o envolvimento com as certificações.
A pesquisa caracteriza-se como exploratórias todas as informações serão coletadas com pesquisas à internet, livros e material cedido pela Universidade.
RESUMO
Todas as empresas buscam a qualidade, seja em seus serviços ou em sua produção, principalmente porque hoje a concorrência entre elas é cada vez maior. Somente as que têm qualidade de verdade sobrevivem no mercado, por isso o profissional desta área é tão procurado hoje. Como a qualidade é um conceito subjetivo, criaram-se métodos e processos que pudessem medi-la em diversos segmentos, de forma uniforme e justa entre as empresas, onde um órgão certifica todas elas, assegurando que ali todos os processos seguem as normas necessárias para o objetivo principal: fornecer serviços e produtos de qualidade.
CRONOLOGIA DA PROFISSÃO
Historia do Tecnólogo
Em muitos países os tecnologistas são sinônimos quando referenciados a cientistas ou a engenheiros. Em outros, porém, existe distinção estabelecida através de leis e apenas pessoas que tenham sido graduadas e/ou tenham trabalhado neste campo podem receber este título.
No Brasil
No Brasil, o tecnólogo é o profissional, de nível superior formado em um curso superior de tecnologia. Essa modalidade de graduação visa formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, pode ser mais compacto, com duração em alguns casos menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e