Um F Rmaco Precisa Vencer Certas Barreiras F Sicas
O QUE É FARMACOLOGIA?
Ciência que estuda "os efeitos das substâncias químicas sob condições fisiológicas ..., que se ocupa da ação dos medicamentos independente de sua importância prática”. (Oswald Schmiedeberg) Embora o desenvolvimento de medicamentos tenha se iniciado provavelmente há mais de cinco mil anos, foi a partir do século XVIII, com os avanços da ciência moderna, que a farmacologia se instituiu como área do conhecimento. No século XX, ela se estabeleceu como ciência básica nas instituições de ensino, e as pesquisas farmacológicas passaram a ser divulgadas em artigos científicos e livros didáticos. A divulgação científica dessa área de conhecimento acontece tanto para especialistas (farmacologistas, bioquímicos, farmacêuticos) quanto para médicos, prescritores de medicamentos.
O livro atualmente intitulado Goodman and Gilman's: the pharmacological basis of therapeutics (Brunton, Lazo, Parker, 2006) é reconhecido e utilizado em vários países como referência para estudantes, além de ser consultado por profissionais graduados que buscam atualização (Casavant, 2002, 2006; Hastings, Long, 1991; OPS, 1969). Foram analisadas 11 edições dessa obra, publicadas originalmente em inglês, entre 1941 e 20062 . A primeira edição foi em 1941 com o título The pharmacological basis of therapeutics: a textbook of pharmacology, toxicology and therapeutics for physicians and medical students (Goodman, Gilman, 1947 [1.ed. 1941]).
Origens e campo de atuação da farmacologia Se o impulso para o nascimento da farmacologia ocorreu no século XVIII, foi no final do XIX que essa ciência teve seu desenvolvimento incrementado com as novas tecnologias disponíveis. Na metade do século XIX, na França, vale destacar as pesquisas de Claude Bernard (Porter, 2004, 1996; Black, 1999) na área de fisiologia. Ele conseguiu identificar, ao estudar a ação do curare , o local de atuação dessa substância no músculo animal. Embora desconhecendo a estrutura química das substâncias que