Um tempo para você
O que tem feito em prol de você, de sua saúde, de sua família, de sua carreira? Seu tempo está sendo bem aproveitado? Você se sente proativo? Você está fazendo valer cada segundo de sua vida? Se não, é o momento de refletir e analisar sua trajetória até aqui e aproveitar esse momento de término de um ciclo e chegada de um novo ano para enumerar metas e objetivos a serem alcançados. Segundo o consultor em proatividade, Ricardo Mallet, vale a pena reservar alguns minutos do dia ou da semana para listar o que você realmente valoriza e pôr em prática. “Tempo é a duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de passado, presente e futuro. Tempo é vida. Gestão do tempo representa gerenciar o fluxo de eventos. Para isso, é preciso ter consciência para selecionar os fatos e escolher fazer o que realmente importa”, saliente Mallet.
Além das escolhas conscientes, torna-se imprescindível o bom planejamento, que envolve a definição de uma meta e de um método a ser desenvolvido, ou seja, o caminho a ser percorrido. O próximo passo é analisar a ordem de importância. “Priorizar é a condição do que é primeiro em tempo, ordem e dignidade”. É preciso aprender a dizer não. Isso é uma habilidade e representa 50% da gestão do tempo. As pessoas tomam demais o nosso tempo, mas há como administrar esse processo. Para reverter esse cenário, seria ótimo propor a matriz do tempo, destacando que “Escolher seu tempo é ganhar tempo”. As ações a serem desenvolvidas devem ser divididas em urgente, não urgente, e desperdício.
É preciso inovar, mudar, buscar outros rumos. Se você fizer sempre as mesmas coisas de sempre, terá os mesmos resultados. Trace metas reais e atingíveis, assim você se manterá motivado a buscá-las. Se você ainda não tem ideia do que quer para sua vida profissional em 2013, aproveite os próximos dias para fazer um mergulho dentro de si mesmo, pois se conhecer é o primeiro passo para desenvolver uma vasta capacidade de aprendizagem e