Um surfista em Havard
Jorge Paulo Lemann - O que aprendi em Harvard (1/2) https://www.youtube.com/watch?v=rhaeYj7cln0 Jorge Paulo Lemann - O que aprendi em Harvard (2/2) https://www.youtube.com/watch?v=UnnGa_iCm74 O empresário Jorge Paulo Lemann tem uma relação peculiar com Harvard. Ao estudar na universidade, em 61, Lemann aprendeu coisas às quais só soube dar valor muito tempo depois. Falou sobre isso ao discursar no 1º evento do ciclo Grandes Universidades, que trouxe Harvard para o Brasil.
Pouco afeito aos estudos, só queria saber de surfe e tênis. Explodiu fogos no campus e foi pego quando estava jogando uma bomba da janela. A universidade chegou a pedir que se ausentasse durante um ano. Ao voltar, Jorge Paulo se empenhou em terminar os três anos faltantes em dois.
Lemann só foi descobrir mais tarde o quanto Harvard havia sido decisiva na formação do que seria sua trajetória de vida e empresarial a partir daí. “Harvard é algo que você absorve. Não tinha idéia de como tudo aquilo seria transformador na minha vida”, afirmou o empresário, que credita à universidade a influência na experiência de escolher gente boa, uma das missões da Fundação Estudar.
Em Harvard, cercado de pessoas competentes, Lemann adquiriu capacidade de reunir talentos em todos os seus negócios. Além dos ensinamentos sobre meritocracia, senso de propriedade, de sociedade e todos os princípios éticos básicos que nortearam sua vida, Lemann diz ter aprendido muito sobre o poder das idéias e de uma cultura: “Harvard me deu uma visão de longo prazo. É um lugar onde todos querem fazer melhor sempre.”