Um retrato instantaneo da família contemporânea
os novos arranjos familiares
O RETRATO INSTÂNTANEO DA FAMÍLIA
OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
O RETRATO INSTÂNTANEO DA FAMÍLIA
“Tudo o que era sólido e estável, evapora-se, tudo que era sagrado e profanado, e os homens são, finalmente, obrigados a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas.” (MARX e ENGELS)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
2 DESENVOLVIMENTO 06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
4 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico pretende analisar objetivamente os novos arranjos familiares. A família nuclear ainda lidera como referência para a organização de uma vida doméstica, porém outras formas de convívio, outros arranjos que não estão mais centralizados na tríade pai-mãe-filho passam a ser aceitas pela sociedade. Uma rede de acontecimentos sociais, culturais e econômicos que envolviam relações de poder entre homens e mulheres definiram a nova condição da mulher contemporânea.
Surge desta forma a família monoparental e muitas vezes liderada pela mulher na chefia familiar. Para tanto foi realizado neste trabalho uma pesquisa identificando o número de famílias monoparentais beneficiados pelo programa Bolsa Família no município baseado em fontes secundárias. Infelizmente, na pesquisa de campo, não houve colaboração por parte do Centro de Referência de Assistência Social da cidade representado pela sua