Um panorama base dos Smart Grids
Uma visão da funcionalidade de uma
Rede elétrica inteligente para a modernização do setor elétrico.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do ABC
São Bernardo do Campo, SP, Brasil, 2014
Resumo: este estudo pretende analisar as vantagens de uma rede elétrica Smart Grid em relação a uma rede elétrica comum usada atualmente em nossas residências. Palavras-chave: Smart Grid; rede elétrica; rede inteligente. I.
INTRODUÇÃO
A criação da primeira rede elétrica aconteceu no século XIX , realizada por Nicola Tesla, e desde então não ocorreram muitas inovações de importância significativa na maneira em como a energia é entregue ao consumidor. Infelizmente, é notável a grande limitação nas áreas de inovações. A atualidade, e a era tecnológica presente, apresentam muitos desafios no ramo tecnológico podendo citar: descobertas e implementação de fontes de energia alternativas, ameaças à segurança e planejamento de controle de energia para evitar possíveis quedas de energia.
Segundo informações da Agência Nacional de
Energia Elétrica-ANEEL- a média de perdas elétricas no
Brasil é de 16%. A diminuição dessas perdas está atrelada á postergação de investimentos e melhorias na infraestrutura. Analisando o cenário nacional, a energia gerada é limpa, no entanto está ocorrendo o aumento do número de usinas térmicas, devido às dificuldades de implantação de grandes hidrelétricas e fatores como: transporte da energia elétrica gerada, problemas relacionados à localização próxima dos centros de comercialização e entre outros.
Com o objetivo de propor inovações, surgiu o conceito de Smart Grid, o qual é uma maneira de se enfrentar desafios. Este conceito apareceu pela primeira vez em 2005 em um artigo escrito por S.Massoud Amin
e Bruce F. Wollenberg ( publicado na revista IEE P&E, com o título “Toward A Smart Grid”).
O Smart Grid é uma tecnologia que permite o uso eficiente da energia