carro eletrico
Comparação de Estratégias de Carregamento de
Veículos Elétricos
Nuno Miguel Duarte Lima
VERSÃO PROVISÓRIA
Dissertação realizada no âmbito do
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Major Energia
Orientador: Prof. Manuel Matos
Coorientador: Eng.º Ricardo Bessa
© Nuno Miguel Duarte Lima, 2012
ii
Resumo
Perante um panorama internacional marcado por uma grave crise financeira e crescentes preocupações ambientais, particularmente com o setor dos transportes, as atenções viram-se para alternativas aos ineficientes e poluentes veículos de combustão interna. Neste âmbito, os veículos elétrico (em particular os do tipo plug-in), ao permitirem uma circulação limpa e económica, afiguram-se como uma solução interessante a ter em conta, apesar de alguns inconvenientes que devem ser acautelados. A circulação de um veículo elétrico só pode ser considerada limpa se a energia proveniente de rede elétrica e que alimenta as suas baterias for proveniente de fontes renováveis. Para além disso, o crescimento de uma frota de veículos elétricos teria um considerável impacto no sistema elétrico de energia tendo em conta o seu perfil de consumo, tendencialmente concentrado nas primeiras horas da noite, devido aos hábitos semelhantes da maioria dos condutores.
Nesse sentido, têm surgido trabalhos que propõem a existência de uma entidade responsável por agregar e coordenar o carregamento de frotas de veículos elétricos
(agregador). Estas entidades permitem, por um lado, o controlo desse impacto no sistema elétrico de energia, e por outro, representar essa frota no mercado elétrico, conquistando contratos mais interessantes e, possivelmente, benefícios económicos para os utilizadores, em função do uso do veículo elétrico como apoio à rede elétrica de energia.
Nesta dissertação foram estudados algoritmos de carregamento de frotas de veículos elétricos, simulando a