Um olhar sobre a didática.
Pensamos que a escola como instituição, sempre teve na sua essência a função de transmitir os conhecimentos acumulados pelas pessoas e de acordo com as mudanças e avanços na sociedade, se fazem necessário formas inovadoras de transmitir esses conhecimentos.
Dessa forma novas maneiras de fazê-lo e como fazê-lo, surgem em forma de teorias que propõem novos olhares sobre a nossa prática pedagógica.
A cada novidade ditada pela sociedade, as práticas pedagógicas sempre vão se reformulando paralelas com a interferência e influência das relações sociais que surgem constantemente. Para que a educação aconteça de forma sistemática, a didática vem nos assegurar do “fazer” pedagógico.
Segundo Libâneo,
“Sendo a educação escolar uma atividade social que, através de instituições próprias, visa a assimilação dos conhecimentos e experiências humanas acumuladas no decorrer da história, tendo em vista a formação dos indivíduos enquanto seres sociais, cabe à Pedagogia intervir nesse processo de assimilação, orientando-o para finalidades sociais e políticas e criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilizá-lo no âmbito da escola. Nesse sentido, a Didática assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político-social e técnica; é, por isso, uma disciplina eminentemente pedagógica.” (LIBÂNEO, p. 52)