Um novo olhar sobre guanambi
UM NOVO OLHAR SOBRE GUANAMBI (BAIRRO BEIJA-FLOR)
Caetité-BA
Dezembro-2007
ANA MARIA
ANIA FLÁVIA
SIDNÉIA OLIVEIRA
UM NOVO OLHAR SOBRE GUANAMBI (BAIRRO BEIJA-FLOR)
Este trabalho foi desenvolvido pelos graduandos do III semestre de Geografia, tendo como pré-requisito a avaliação parcial da disciplina Geografia da População, ministrada pela docente Consuêlo Amaral.
Caetité-BA
Dezembro-2007
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como proposta analisar as condições sócio-econômicas do bairro Beija-Flor, município de Guanambi-BA, focalizando principalmente educação, saúde e desemprego. A análise foi realizada através de entrevistas nos diversos setores públicos, tais como: Posto de Saúde, Escolas, e como também, com alguns moradores da comunidade. O trabalho é dividido em três momentos: No primeiro momento será abordada a questão da saúde, onde foram verificados vários aspectos como alimentação, higiene, saneamento, entre outros. No segundo momento, analisa-se as questões relacionadas à educação, que apontaram as condições físicas, sociais e profissionais, em que se encontram as instituições localizadas no bairro. O terceiro e último momento falar-se-á sobre o desemprego que teve uma abordagem mais superficial, em função do tempo e a falta de dados estatísticos. Neste caso, as informações foram buscadas, basicamente através de entrevistas e conversas informais com alguns moradores do bairro. Em linhas gerais, esse é o esboço do trabalho ora apresentado.
HISTÓRICO
A formação do bairro Beija Flor iniciou-se com a doação de alguns terrenos no ano de 1978 pelo então prefeito José Neves Teixeira (Sr. Binha). No decorrer de sua formação, o bairro foi dividido em virtude do crescimento acelerado e desordenado sendo conhecido hoje como Beija Flor I e