Um, doi , três
De
Artes
Nome : Alefh Sousa
N° 15
Matéria : Artes Professora : Democler
Série : 12ma
Nuno Gonçalves
-------------------------------------------------
Biografia
Nuno Gonçalves foi Alcaide-mor do Castelo de Faria, no reinado de Fernando I de Portugal (1367-1383).
Nessa altura, as tropas de Henrique II de Castela, comandadas por Pedro Rodrigues Sarmento, estavam a invadir Portugal.
Feito prisioneiro pelos castelhanos, foi levado até às muralhas do Castelo de Faria, numa tentativa de convencer o seu filho, Gonçalo Nunes, então chefe da guarnição, a render-se. No entanto, Nuno Gonçalves aproveitou a ocasião para exortar o seu filho à resistência, pelo que foi prontamente abatido.
Este episódio tornou-se famoso quando apareceu na obra Lendas e Narrativas, por Alexandre Herculano.
A Obra
Aparentemente foi pintor de D. Afonso V em 1450. Francisco de Holanda no seu Da Pintura Antiga (Lisboa, 1548), refere-se a Nuno Gonçalves como uma das" águias" um dos mestres do século XV - mas o seu nome e os seus trabalhos perderam-se na história.
A sua obra prima para a catedral de Lisboa foi destruída no terremoto de 1755, e a sua outra obra com o tema de São Vicente, o santo patrono de Lisboa e da casa real de Portugal, esteve desaparecida até 1882, quando foi descoberta no convento de São Vicente. Não foi senão em 1931, quando sua obra foi exposta em Paris, que Gonçalves recebeu o reconhecimento internacional que merecia. O Político de São Vicente (hoje no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa) consiste em seis painéis, dois largos e quatro mais estreitos, dominado pela figura do Infante