Um discurso sobre ciencias
Curso Pedagogia
Disciplina Teoria do conhecimento
Professor Gilberto
Análise sobre o livro:
Um Discurso Sobre Ciência
Boaventura de Sousa Santos
Vivemos não tendo certeza de nada. Mudança de séculos nos traz sentimentos contraditórios. Não sabemos se vivemos no passado ou se viveremos no futuro. Se o novo século esta realmente iniciando, ou se terminou antes mesmo de começar. Viveremos num século totalmente novo cheios de incertezas? ou viveremos eternamente na nostalgia de um passado remoto, onde nasceram grandes homens, grandes filósofos e cientistas, que de uma forma ou outra nos fizeram pensar em tentar planejar e acreditar em um futuro melhor.
Com a ciência vieram diversas descobertas que realmente poderiam nos fazer pensar em um mundo melhor mais igualitário. No entanto a criação de bombas atômicas nos fazem pensar sempre se viveremos para ver o novo século nascer. E isso nos faz reconhecer que os mesmos homens que nos abriram os olhos, são os mesmos que com suas descobertas, deram a chave para a destruição da humanidade.
Agora corremos contra o tempo tentando entender o mundo através da ciência, pois tudo é descoberto e entendido através da ciência matemática que quantifica até a vida da gente sem se preocupar com a qualidade da mesma. Tudo é calculado, tudo é medido. Medido por conceitos criados no seculo XVI. Estarão corretos estes parâmetros ainda hoje?
Será que neste século não nasceram homens inteligentes a ponto de mudar estes padrões de medidas? e da mais importância para a qualidade do que a quantidade?
A resposta a estas perguntas é sim.
A ciência moderna visa intervir no real, e mede o seu êxito pelo âmbito dessa intervenção, e não mais apenas por cálculos, teoremas e regras criadas há seculos atrás.
A partir de estudos de diversos cientistas, sociólogos, filósofos podemos ver e sentir que estas medidas não são tão precisas assim. O meio onde vivemos a forma como cada um enxerga, não pode ser comparada na