Administração
INTRODUÇÃO
Liderança é a palavra que tem conotação de certa imponência, evocando personagens da História, com qualidades sobrenaturais. No entanto, as pessoas que tem liderança são comuns em muitas situações, nas organizações e na vida social. A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, fundadores de nações ou dirigentes de religiões, mas também em treinadores de equipes esportivas , comandantes militares, regentes de orquestras, professores e todos os tipos de administradores de organizações. Cada uma dessas figuras tem objetivos próprios, cuja realização depende d e outros. Em grande parte, é sua capacidade de liderança que esta em foco quando se avalia o sucesso e fracasso dos outros, na realização desses objetivos.
Desempenhando papel tão importante nas organizações de todos os tipos, a liderança recebe grande atenção dentro do enfoque comportamental da administração.
1 LIDERNÇA: DO QUE SE TRATA?
Há muitas definições desse complexo processo social que é liderança. Por exemplo:
Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. Um cientista pode sr influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Lideres religiosos s~çao capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que tem pouquíssima chance de vê-los pessoalmente.
Outra definição:
Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específica sé líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações.
Palavras como influência, adeptos, colaboradores e outras semelhantes implicam uma importante condição para a liderança: consentimento. Consentimento é diferente do tipo de obediência produzido pela autoridade formal, essa diferença será