Obrigado por fumar
O filme é baseado em fatos reais e retrata o racismo com negros. A historia acontece em uma ilha chamada Yamacraw, localizada no estado da Carolina do sul,EUA,em março de 1969.
Um professor branco chamado Pat Conroy é convocado a ensinar nessa ilha e para sua surpresa os habitantes de Yamacraw são negros e pobres.
Em sua primeira aula,o professor se depara com alunos que não sabem absolutamente nada e que desenvolveram sua própria linguagem, pois a metodologia de ensino era agressões físicas e psicológicas para “educar” as crianças.
Conroy tenta desenvolver uma prática de ensino diferente dos outros, visando a necessidades dos alunos, por conta da falta de oportunidade.
Com a chegada do professor os alunos sentiram grande diferença com relação ao ensino, já que estavam acostumados a estar sob as regras da diretora negra que embora pertencesse a mesma raça, no qual fora colonizada pela cultura branca, onde o negro precisava ser duro e saber enfrentar a vida como um ser inferior .
A pedagogia do herói se caracteriza pelo desbravamento e pela conquista de novos lugares desse ultrapassar fronteiras, dessa luta e competição.
No filme, o sistema é representado pelo superintendente o Sr. Skeffington, um branco impregnado pelo racismo e autoritarismo no sistema escolar: “Este é o meu latifúndio!” dito no filme.
E o sistema vence no final, ficou claro que o método de ensino racista e atrasado prevaleceu, Conroy é demitido, e haverá outro professor em seu lugar, embora o ensino prevaleça não sabemos se será com a mesma eficiência e ousadia de Conroy, o lado bom de tudo foram os resultados satisfatórios que os alunos obtiveram,acabando por ver a vida de um modo