um dia
___/___/___
FÉ E CIÊNCIA
Estudo 1 — O Vínculo entre Fé e Ciência
Texto base: 1 Timóteo 6.20-21
Textos para Meditação Semanal:
2ª Feira: Mateus 11.25
5ª Feira: Salmos 8.3-4
3ª Feira: 1 Pedro 3.14-17
6ª Feira: Salmo 19.1-3
4ª Feira: Tiago 3.17
Sábado: Salmo 18:30
INTRODUÇÃO:
Os assuntos mais interessantes e cativantes da atualidade estão nos campos da chamada ciência. A maioria das pessoas veem com fascínio e admiração, desde tempos remotos, as descobertas da pesquisa científica. Mas por causa desse fascínio e grande projeção, muitos cristãos se veem intimidados por pessoas que, com um conhecimento parcial das verdades científicas, deificam a ciência humana como um sinal de superioridade intelectual de poucos, considerando a fé e as religiões de um modo geral como manifestações de pessoas ignorantes e sem letras.
Nesta oportunidade não adentraremos questões científicas específicas, o que faremos no quarto trimestre deste ano, mas tentaremos desmistificar certos pontos ao esclarecer o que vem a ser a verdadeira ciência. I. — O que é Ciência?
Ciência é definida como sendo “um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente osobtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio”. Esta definição, dada por um conceituado dicionário, é suficiente para argumentar nossa lição. Por ela resumimos que ciência é o conhecimento que se adquire através da observação e estudo de fatos e fenômenos presentes na obra da criação.
I.a — A base do Conhecimento Científico
Por esta definição, não é difícil concluir que a ciência existe por ter o que observar, pois se baseia no estudo e posterior explicação das coisas que ela vê, as coisas criadas!
Se o arco-íris não existisse, ou não houvesse o fenômeno da metamorfose que transforma drasticamente um animal em outro (como lagartas em borboletas) será que alguém sentiria essas faltas?
Qual seria a resposta? Não há como sentir