Clima
Lima, André G. B.; Melo, Jairo S. S.; Faustino, José; Braga Filho, Mário O.; Silva, Sandro Tavares
Resumo
As ações empregadas pelos gerentes de recursos humanos visam motivar e transformar essa área em um centro de lucro, tendo participação ativa, eficiente e alinhada ao processo de negócio da organização. Quantificar a motivação em si é uma tarefa realmente complicada. Algumas organizações utilizam instrumentos que ajudam a se aproximarem deste conceito, através de sua operacionalização em outros mais tangíveis, procurando avaliar o nível de satisfação do colaborador em relação à empresa, em relação à liderança e em relação ao ambiente de trabalho. Um dos instrumentos mais utilizados é a Pesquisa de Clima Organizacional.
O estudo busca evidenciar a relação existente entre o clima organizacional e o contexto capacitante de Krogh, analisando se o ambiente criado facilita a gestão de conhecimento.
Conclui-se com este trabalho que é prudente atentar para a relação entre o clima organizacional e o contexto capacitante a fim de que possa proporcionar a criação do conhecimento organizacional e a possibilidade da geração de diferencial competitivo.
Palavras Chaves: Clima Organizacional, Contexto Capacitante, Recursos Humanos, Gestão do conhecimento, diferencial competitivo.
Abstract
The actions developed by the human resources manager’s aim motivate and to transform this area in a profit center, having active, efficient participation and aligned to the organization business process. Quantify the motivation in himself is a really complicated task. Any organizations use instruments that help to if they approach this concept, through any other tools more tangible trying to evaluate the employer’s satisfaction level about the company, about the leadership and about the