Um decálogo da boa gestão pública: os desafios de um Estado para resultados
1º Desafio: da liderança executiva de governo
Quando o Estado passa por mudanças no modelo de governo é muito importe a presença de um líder que acredite nessas mudanças e motive os outros colaboradores, ele serve como referência para todos. O papel do líder oferece estabilidade ao ambiente de governança. O gestor deve ainda cuidar de sua agenda executiva e política, bem como delegar atividades caso não consiga executá-las.
2º Desafio: da reinvenção do planejamento governamental
Muitas vezes o PPA se torna uma ficção, visto que é construído e nem sempre implantado na gestão do governo. É importante que o Plano de desenvolvimento seja construído com uma visão de longo prazo, além dos 4 anos de governo. Para servir como base deve ser desenvolvido o Plano Nacional de Desenvolvimento, que será um direcionador dos orçamentos plurianuais.
3º Desafio: do alinhamento governamental
Esse desafio ressalta que além de planejar o mais importante é executar, é preciso que os planos realmente executados.
Para que o Estado atinja todos os seus objetivos é necessário que todos os seus colaboradores trabalhem em busca desses objetivos e que devem estar bem claros para todos.
4º Desafio: do alinhamento extragovernamental
O governo deve estabelecer uma ligação e uma articulação com o meio externo, deve criar parcerias entre organizações públicas e privadas, e criar uma relação de sincronia com a população. Ao desenvolver essa ligação com o meio ambiente externo é possível que ocorra troca de oportunidades, e essas organizações externas podem contribuir de alguma forma para conquistar os objetivos do Estado.
5º Desafio: da contratualização de resultados
Deve-se pactuar a busca de resultados, através de contratos. Ao estabelecer os contratos o contratante pode estabelecer prazos e metas a serem cumpridos. Essas metas, como também os resultados, devem estar de acordo com a agenda do governante.