Um caso de amor com a vida
Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.
A principal questão discutida na conferência e que deve ser analisada na educação hoje. É como se faz a alfabetização.
Segundo Rubem Alves o educador deve provocar no aluno o desejo de conhecer, através dos meios em que convivem. Permitindo que a criança conheça o mundo a sua volta, dando liberdade para usar o espaço dela e não ser um ditador de regras e conhecimento.
O que permanece é a capacidade de procurar o conhecimento, então desenvolver essa capacidade é essencial para o crescimento pessoal da criança, onde ela mesma ira traçar a trilha a ser seguida para alcançar o que deseja.
O projeto de trabalho seria um caminho para a busca do conhecimento, porque usa os interesses dos alunos e faz com que trabalhem de forma cooperativa.
Outra questão abordada e para mim a mais importante é quando ele diz que as pessoas só aprendem o que for útil de imediato e coisas que dão prazer. Assim para que seria necessário aprender uma matéria em que não vou utilizá-la agora! Isso só se tornaria interessante se provocasse no aluno uma situação em que tivesse que usar o material a ser ensinado. Um exemplo citado por ele é o modelo de uma casa em que cada cômodo pode despertar varias curiosidades e levar a vastos conhecimentos.
Comparo essa questão quando os alunos são obrigados a aprender determinadas teorias nada interessantes, mas infelizmente é obrigação estudar, talvez se fossem abordadas de forma diferente poderiam deixar de ser um obstáculo e se tornar um grande prazer e fonte para outros conhecimentos.
Rubem também fala da importância do ler e ouvir leitura. A leitura feita de uma maneira interessante também desperta no aluno a vontade de aprender a ler, se tornando algo essencial para ele ao perceber que através da leitura pode alcançar outros conhecimentos. Como letras, sílabas, palavras, idéias, opiniões... . A alfabetização