Um breve estudo sobre os recursos humanos
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UM BREVE ESTUDO SOBRE OS RECURSOS HUMANOS
Belo Horizonte
2012
1. INTRODUÇÃO
Com a industrialização houve aumento de demanda pela mão de obra, tanto chão de fabrica quanto pessoas com algum entendimento para liderar e administrar as indústrias. Nesse contingente de pessoas surgiu a figura do “chefe de >>>” que era a pessoa que controlava as entradas e saídas, as freqüências, as faltas dos funcionários e este “chefe ...”, muitas das vezes, tratava mal os funcionários, sendo a ida ao “administrador” extremamente ruim.
À medida que a tecnologia foi se avançando, estudos e pesquisas na administração de pessoas foram se aprimorando e os conceitos foram mudando. O foco passou da maquina, onde o operário era visto como mera continuação da maquina, para a pessoa, a indústria e a maquina só funcionam por causa do operário.
1. HISTORIA DO RH NO BRASIL
O movimento operário brasileiro começou a partir do início do Século XX, com as imigrações oriundas da Europa, onde já se tinha um movimento operário forte e consolidado. Não havia leis especificas para o trabalhador e as normas ficavam a cargo de cada indústria.
A partir da década de 30, Getúlio Vargas consolidou as leis trabalhistas. Leis estas escritas com o apoio dos industriais, sem um breve estudo da realidade brasileira. Somente após a criação das leis é que houve a adaptação das estruturas para adequação das leis, nascendo assim o chamado “Departamento De Pessoal”, que cuidava das rotinas trabalhistas. O movimento sindical foi oprimido por uma política paternalista, controlados pelas intervenções do governo, minando por vez um movimento forte e independente. Os problemas sociais foram encobertos e “empurrados” para décadas seguintes.
A partir da década de 50, com o avanço da industrialização brasileira, várias empresas estrangeiras de instalaram nos pais, trazendo