Um Beb Tem Condi Es Intelectuais Para Explorar O Seu Pr Prio Corpo
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SÃO PAULO
2014
UM BEBÊ TEM CONDIÇÕES INTELECTUAIS PARA EXPLORAR O SEU PRÓPRIO CORPO?
Sim. Ainda no útero, os fetos exploram o próprio corpo como parte de seu desenvolvimento. Nessa fase os bebês costumam sugar os seus próprios dedos. É comum hoje em dia ver tais imagens nos exames realizados durante a gestação, utilizando tecnologia de escaneamento em 4D. É fato também, que os fetos bocejam no útero e praticam expressões faciais, uma suposta preparação para se comunicarem depois do nascimento. Os bebês prematuros perdem os últimos estágios do desenvolvimento, por esse motivo, apresentam mais dificuldades no início da vida.
“Quando fiz o exame de ultrassonografia do meu primeiro filho, já estava com 4 meses de gestação, meu objetivo era saber o sexo do bebê. Fiquei muito emocionada em saber que era um lindo menino, porém, a imagem que guardo até hoje, é de quando o médico me mostrou que ele estava segurando o pezinho.” Do ponto de vista do autoconhecimento, o bebê irá explorar seu próprio corpo, conhecendo seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente e ser por ele estimulado, assim irá desenvolver a base do seu autoconhecimento.
Os maiores estimuladores do bebê são seus pais, desde que nasce o bebê necessita aprender, e para isso a ajuda dos adultos é fundamental. “Para evoluir, o bebê precisa se movimentar”, diz Sérgio Augusto Nacarato, psicomotricista do Colégio Magno (SP). É por meio do movimento que a criança explora o espaço e descobre o próprio corpo. Podemos incentivar sua coordenação motora, trocando o carrinho ou chiqueirinho pelo chão da casa.
A fisioterapeuta especializada em desenvolvimento infantil e psicomotricidade, Raquel de Lima, diz: ...”Ao se locomover, o bebê desenvolve outros sentidos, como o tato e a visão.”
Os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e