ultrassom
ULTRASSOM
Diego Pimenta
Luiz Henrique Coutinho
Junior
Matheus Teodoro
Pedro Novaes
1. Introdução
Som
Ondas
◦ Ciclo
◦ Frequência
◦ Velocidade de propagação de onda
1.1Ultrassom
O
ouvido humano só consegue captar sons que estão nas frequências entre 20 Hz e 20000 Hz abaixo disso é infrassom e a cima ultrassom. 1.1Ultrassom
O
sinal de ultrassom é composto de ondas sonoras com frequência acima de 20 kHz geradas por um aparelho eletrônico.
2. OBJETIVO
Defeitos
como bolhas de gás, microtrincas, escórias, entre outros, podem surgir nos componentes metálicos em decorrência dos processos de soldagem.
3. PRINCÍPIOS DO ENSAIO
Os
princípios físicos que regem o ensaio por ultrassom são a dispersão, a absorção, a atenuação sônica e a divergência do feixe sônico. 3.1Dispersão
A
dispersão do feixe sônico deve-se ao fato de a matéria não ser totalmente homogênea e conter interfaces naturais de sua própria estrutura ou que são provocadas pelo processo de fabricação. Como exemplo citam-se os fundidos, que apresentam grãos de grafite e ferrita com propriedades elásticas distintas. A mudança das características elásticas de ponto num mesmo material é chamada anisotropia, que é mais significativa quando o tamanho do grão é de 1/10 do comprimento de onda.
3.2 Absorção
Absorção
é a energia cedida pela onda para que cada partícula do meio execute um movimento de oscilação, transmitindo vibração às outras partículas do próprio meio; esse fenômeno ocorre sempre que uma vibração acústica percorre um meio elástico.
3.3 Atenuação sônica
A
onda sônica, ao percorrer um material qualquer, sofre em sua trajetória efeitos de dispersão e absorção que resultam na redução da sua energia. Os resultados dos efeitos de dispersão e absorção quando somados resultam na atenuação sônica.
3.4 Divergência do feixe sônico
A
divergência é um fenômeno