ultrassom
Esterificação de Ácidos graxos para a Síntese de Biodiesel Via Irradiação
Ultrassônica
Francisco Francielle Pinheiro dos Santos - UFC
Francisco Edson Mesquita Farias - UFC
Francisca Diva Lima Almeida - UFC
Fabiano André Narciso Fernandes - UFC
Resumo
Este trabalho avalia a produção de biodiesel através da esterificação de ácidos graxos livres
(AGL) utilizando energia ultrasônica em rota metílica, tendo-se como matéria prima o óleo de soja pós-fritura com alta concentração de AGL. O óleo foi completamente convertido em ácido graxo e então transformado em biodiesel pela reação de esterificação, tendo-se ácido sulfúrico como catalisador. Os parâmetros estudados foram o tempo de reação, razão molar álcool:ácido graxo e porcentagem de catalisador. Realizou-se estudo cinético e as amostras foram analisadas em cromatografia em camada delgada (TLC). Através dos experimentos constataram-se condições nas quais se obtém conversões acima de 99%.
Palavras-chave: Esterificação,Ultra-Som, Óleo de Fritura.
1. Introdução
O aproveitamento de óleos e gorduras e seus derivados começou no final do século XIX, quando Rudolph Diesel, inventor do motor à combustão interna que leva seu nome, utilizou em seus ensaios: petróleo cru e óleo de amendoim. Razões de natureza econômica levaram ao completo abandono dos óleos vegetais como combustíveis à época. Na década de 70, o mercado de petróleo foi marcado por dois súbitos desequilíbrios entre oferta e demandas mundiais conhecidos como 1ª e 2ª Crises do Petróleo (OLIVEIRA, 2001).
Em resposta a estas crises, o mercado sentiu a necessidade de diminuir a dependência do petróleo, investindo no desenvolvimento de tecnologia de produção e uso de fontes alternativas de energia.
No Brasil, a rápida subida dos preços do petróleo e as crescentes preocupações ambientais no tocante às emissões de gases de efeito estufa, levaram ao surgimento do biodiesel como uma alternativa ao óleo