Ultrassom cavitacional
Cosmetologia e Estética
Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Corporal
ULTRASSOM
Trabalho semestral apresentado pelas alunas:
Beatriz Maciel, Brenda Gonçalves,
Hellen Natiara, Keyla da Silva,
Laís Pires, Jaqueline Bamenga, Tatiana Mesquita, Tuany Cristina.
Com normas do curso de Cosmetologia e Estética. Orientado pela prof.: Paula Kariluce de Carvalho.
VARGINHA – MG
2015
Introdução:
O ultrassom terapêutico vem se constituindo num recurso altamente utilizado por profissionais esteticistas em virtude de poder promover ótima resposta terapêutica a algumas afecções, por exemplo, a cicatrização acelerada pós cirúrgica plástica, a fonoforese com produtos cosméticos etc...
Seus efeitos fisiológicos proporcionam: Efeito mecânico, microcorrente acústica, aumento da permeabilidade da membrana, efeito térmico, vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo, do metabolismo, ação tixotrópica, liberação de ativos farmacológicos, efeito sobre nervos periféricos, estimulação da angiogênese, aumento da propriedades visco elásticas dos tecidos conjuntivos e viços em colágeno e aumento das atividades dos fibroblastos, da síntese de colágeno e proteínas, elevação dos níveis intracelulares de cálcio.
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é explicar de modo geral sobre o ultrassom, esclarecer seus efeitos e sua eficácia. Tendo como base seus efeitos terapêuticos, técnicas de aplicação, indicações de dermato- funcional e contraindicações de seu uso.
Metodologia:
O trabalho sobre Ultrassom foi inteiramente pesquisado do livro DERMATO FUNCIONAL MODALIDADES TERAPÊUTICAS NA DISFUNÇÕES ESTÉTICAS”, recolhido na faculdade do GRUPO UNIS CAMPUS II.
Referencial Teórico:
Som é toda onda mecânica perceptível ao ouvido humano. Estas ondas estão compreendidas, aproximadamente, entre frequências de 20Hz a 20.000Hz. Os sons de frequências acima ou abaixo deste espectro de frequência são inaudíveis ao ouvido humano, sendo denominados, respectivamente,