cap17 irriga o de pastagens
4009 palavras
17 páginas
Capítulo17
IRRIGAÇÃO DE PASTAGENS
Luis Antonio Richter
Introdução
Irrigação é qualquer método utilizado para suprir artificialmente um déficit de água no solo que possa comprometer o rendimento de uma cultura. Muito embora o aumento considerável que a área irrigada no Brasil experimentou nas últimas décadas, ainda persiste, por parte de muitos setores da sociedade nacional, uma visão errônea do que é a tecnologia de irrigação e do que representa para a economia nacional. Muitas pessoas percebem a irrigação como se estivessem visualizando um ‘iceberg’: enxergam apenas a ponta emersa (o elevado consumo de energia e de água, o dano ambiental) e não vêem os benefícios (a maior produção de alimentos, o desenvolvimento regional). Estes benefícios podem ser gerados tanto na produção de grãos ou outros produtos para alimentação humana e animal, quanto na produção de pastos.
489
Pastagens são formadas por plantas forrageiras com características diferenciadas quando comparadas às culturas produtoras de grãos: podem ser nativas ou cultivadas, de uma única espécie (singulares) ou por duas ou muitas espécies (consorciadas ou associadas), porém, em menor ou maior grau, são sensíveis aos níveis de umidade no solo.
Quando estes níveis atingem faixas inadequadas, ocorrem reduções significativas no acúmulo de matéria seca, com o consequente redução no rendimento de produto animal
(carne e leite) por animal e por área (FONTANELI et al.,
2007).
Quando se pensa em irrigar uma pastagem, deve-se partir sempre de uma análise global da propriedade e da região onde está localizada. Questões como: o nível tecnológico da propriedade justifica investir em equipamentos de alto custo; ou ocorre déficit hídrico na região com frequência, e, ocorrendo, as perdas ocasionadas são suficientemente importantes para pagar os custos da irrigação e gerar um lucro adicional, devem ser pensadas antes de se partir para a execução de um projeto de custo geralmente elevado.
O Brasil é sabidamente um país