Ultimo Relatorio
Propriedades físicas de líquidos
COMPONENTES DO GRUPO:
Micael Oliveira Fernandes
Murilo Santos
Vinícius Sousa Mundim
OBJETIVOS:
Os objetivos deste experiemnto foram preparar soluções com concentrações diferentes e determinar a concentração de uma solução através de uma titulação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo Brown, a miscibilidade acontece quando os fluídos misturam-se ou dissolvem-se mutuamente, em todas as proporções. No entanto, quando os líquidos formam duas camadas distintas, são imisciveis. Já a solubilidade, pode ser definida como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra.
Esta capacidade, no que diz respeito à dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Quando uma substância se dispersa uniformente em outra. A interação das moléculas do solvente com o soluto é chamada solvatação. Inicialmente foi adicionado 5mL de água destilada em três tubos de ensaio. Destes, acrescentou-se 2mL de etanol no primeiro, 2mL de pentanol no segundo e 2mL de octanol no terceiro. Agitou todos os tubos de ensaio e foi deixado em repouso. A tabela abaixo, expoe os resultados após agitação de cada tubo:
Nº do tubo Qde de fases Miscibilidade
1º
1 miscível 2º
2
imiscível
3º
2 imiscível Quando o etanol (polar) se mistura com a água (polar), a molécula de água interage com a parte polar do etanol (-OH) formando ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Estas ligações são tão fortes quanto às forças de ligação da substância pura. Dessa maneira, as duas substâncias são miscíveis.
Posteriormente foi adicionado 5mL de hexano em três tubos de ensaio.
No primeiro, adicionou-se 2mL de etanol, no segundo, 2mL de pentanol e no terceiro, 2mL de octanol. Agitou-se todos os tubos de ensaio e os deixou em repouso. Quando o etanol (polar) se mistura com o hexano (apolar), há uma deformação na nuvem eletrônica da molécula de hexano, na qual cria um pólo positivo que é