ultima musica
O livro “A Última Música”, que teve mais de 3,4 milhões de exemplares vendidos nos EUA em apenas seis meses, escrito por Nicholas Sparks, um dos romancistas norte-americanos mais famosos da última década que, além de vender milhões de livros também teve muito destes adaptados para o cinema. Tratando da discussão de temas cotidianos da vida, como o amor, família, amizade, perdão e amadurecimento através, no caso deste, da narração da história de uma garota de 17 anos que vive com a mãe e o irmão mas que é obrigada a passar as férias com o pai, pelo qual ela nutre um terrível rancor devido a acontecimentos do passado, o mesmo consegue transformar fatos simples que ocorrem na realidade em um espetacular conto de fadas. Nesta publicação, da Editora Novo Conceito, o livro se divide em capítulos que alternam a narrativa de acordo com o personagem que o narrador, em terceira pessoa, descreve, nos possibilitando analisar a história de ângulos distintos.
No prólogo, o autor já nos remete a personagem principal, Verônica Miller ou, simplesmente Ronnie, que ao acordar, não encontrava coragem para enfrentar o novo dia, afinal, celebrar Natal e Ano- Novo naquele ano seria muito difícil diante de tudo o que ocorrera no ano anterior. Ao lado de sua cama, sobre o criado-mudo havia várias recordações, que a levaram a refletir sobre o que tinha acontecido e desabafar, de modo subjetivo, com sua mãe “sobre tudo” (...), o incêndio, a relação com seu pai Steve Miller, as preocupações com seu irmão Jonah, e a descoberta de seu grande amor. Constato, então, que na introdução desta obra, busca-se instigar o leitor, por meio do curioso mistério e o sentimentalismo sobre o envolvimento das personagens com a catástrofe, a prosseguir com a leitura que só tende a ser cada vez mais fascinante.
Desse modo, nos capítulos seguintes, passamos a conhecer um pouco das personagens. Percebemos que Ronnie, no primeiro momento, quando a mesma,