uestões para Acompanhamento da Aprendizagem
Escolher uma resposta. a. Estudos linguísticos recentes propõem que o PB deveria, na verdade, ser considerado uma língua diferente do PE, devido às diferenças entre eles. b. O PB não apresenta diferenças estruturais em relação ao PE, consistindo apenas de um dialeto que apresenta regionalismos e sotaques próprios. Correto c. A partir do século XIX a língua falada no Brasil começou a apresentar características particulares em relação ao português europeu, culminando na constituição de uma gramática do português brasileiro. d. Trata-se de um mito a afirmação de que existe uniformidade entre o português europeu e o brasileiro. Como todas as línguas têm uma história interna e uma externa, elas evoluem de formas diferentes. e. Segundo alguns filólogos das décadas de 1950 e 1960, as características próprias do português do Brasil derivariam do português medieval, que chegou ao Brasil e ficou aqui “preservado".
Resposta correta: O PB não apresenta diferenças estruturais em relação ao PE, consistindo apenas de um dialeto que apresenta regionalismos e sotaques próprios.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois o português do Brasil apresenta diferenças significativas em relação ao português europeu, visto que começou a diferenciar-se no século XIX e tal diferenciação pode ser percebida no sistema fonético-fonológico da língua, na morfossintaxe e no léxico.
Question 2
Sobre as diferenças entre o português do Brasil (PB) e o português europeu (PE) é incorreto afirmar que:
Escolher uma resposta. a. Nos últimos anos, o PB incorporou diversas palavras da língua inglesa, enquanto que no PE, preferem-se palavras da própria língua para nomear os mesmos objetos b. As diferenças entre PB e PE não se restringem ao léxico, mas abrangem também as diferentes expressões utilizadas