inclusão
Inclusão de crianças com Síndrome de Down
Acadêmico: wilian capistrano
Professor: joão henrique Huntemann
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0235/1) – Inclusão e Aprendizagem
03/12/12
RESUMO
N os últimos tempos, grandes transformações marcaram o debate his- toriográfico, e muito poucos historiadores preservam a crença na capacidade da história de produzir um conhecimento inteiramente objeti- vo e recuperar a totalidade do passado. A objetividade das fontes escritas com que o historiador trabalha foi definitivamente posta em questão.
A historiografia da Antiguidade clássica, como é sabido, recorreu aos testemunhos diretos na construção de seus relatos. Esse tipo de fonte foi desqualificado na segunda metade do século XIX, mas foi restaurado no século XX por historiadores que defendiam a validade do estudo do tempo presente.
No entanto, a incorporação à disciplina histórica do estudo da história recente e do uso de fontes orais produzidas através da metodolo- gia da história oral não é ponto pacífico: muitas vezes é vista com suspeição e avaliada de forma negativa. quando se fala de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho será identificar se as escolas estão aptas para receber alunos com deficiência mental, esclarecer se a inclusão de crianças portadoras de síndrome de down faz diferença na aprendizagem e desenvolvimento dos mesmos e investigar que tipo de atividades é realizado com alunos portadores de síndrome de down nas instituições de ensino regular Buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuação profissional no contexto escolar, procurando analisar como ocorre o processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Down (SD) em uma escola de ensino regular.