uepa
Para Aristóteles, o comportamento político pode ser organizado em três formas principais(que estão de acordo com o numero de indivíduos no poder): a monarquia (governo de um só), a aristocracia (governo dos melhores(poucos)) e a politeia (governo de muitos). Essas formas, no entanto, estão sujeitas a degradação por interesses privados e pessoais dos homens, sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum. Essas formas degradadas são, respectivamente, a tirania, a oligarquia e a democracia (entendida como democracia popular, onde a população livre não teria "a mais perfeita igualdade política", portanto não seria possível existir liberdade e igualdade entre a população, essenciais a um satisfatório governo de todos.
Na democracia do tipo aristotélica, o povo é soberano. Todavia, existe uma restrição no conceito de liberdade, pois viver como bem entender contraria esse conceito para Aristóteles. As leis são a liberdade, a salvação, pois a partir do momento em que o povo faz o que quer, como se nada fosse impossível, a democracia se torna uma tirania. Viver como bem entender torna a democracia um individualismo, contrário ao que é o bem comum.
Apartir do momento que o individuo faz o que quer em prol de si mesmo, se torna uma tirania pois é preciso haver um controle, visando assim o que será melhor para todos.
Politeia é quando todas as classes são representadas devidamente, já a democracia, para Aristóteles, é quando cada indivíduo age de acordo com seu interesse. (charge da igualdade)
Parte da esquerda indica a democracia segundo Aristóteles, “igualdade”.
Parte da direita indica a politeia.
Biografia
A primeira foto mostra a academia de Atenas, tendo ao centro Platão, que aponta para cima indicando o mundo das idéias e seu discípulo realista Aristóteles apontando para baixo, em oposição a ele. Política “o homem é um animal político”
Segundo Aristóteles, é natural do homem viver em