Uefa
Área – Cultura, Língua e Comunicação
DR 4
Introdução
Este trabalho tem por base o tema Alterações Climáticas. Deste modo, procurei aprofundar os meus conhecimentos sobre o mesmo. Para tal procurei investigar em que consistia o protocolo de Quioto e de que forma este influencia ou influenciará a forma de agir das pessoas na preservação e protecção do meio ambiente.
Fui também procurar as causas e as consequências destas alterações climáticas. Posteriormente exemplificarei algumas das catástrofes naturais como consequência directa destas alterações climatéricas.
Este trabalho elucidou-me o quanto prejudicamos e contribuímos para o agravamento climatérico do Mundo.
História de vida das alterações climáticas
As alterações climáticas têm vindo a ocupar uma importância crescente no elenco dos grandes problemas globais enfrentados pela Humanidade. Um dos argumentos utilizados durante muitos anos para nada fazer em matéria de alterações climáticas era a incerteza relativamente aos resultados da investigação científica. O clima é um sistema muito complexo e havia muitos cientistas que suscitavam dúvidas sobre a possibilidade do homem ser responsável pelas mutações climáticas. Também havia muita incerteza relativamente aos efeitos das alterações climáticas ao longo do tempo, bem como da distribuição regional dos impactes. Finalmente, as análises de custo e benefício desenvolvidas por economistas consagrados apontavam no sentido de que os custos de mitigação eram excessivamente altos e os benefícios líquidos associados às políticas públicas de redução do CO2 seriam provavelmente negativos. Estes resultados constituíam uma justificação conveniente para nada ser feito em matéria de políticas de mitigação.
Tudo isto mudou nos últimos anos, assistindo-se à generalizada aceitação das bases científicas que sustentam a importância da acção do Homem na mudança climática. Com efeito, existe hoje uma dupla constatação Primeiro, a comprovação científica, cada vez