Texto
Trabalho no Mundo Contemporâneo¹
Prontos para começar? Espero que sim. Sei que essa primeira unidade será bastante diferente do que costumam esperar de uma aula de Gestão de Pessoas. Alguns de vocês dirão que ela é bastante filosófica e que não há nenhum tipo de relação com qualquer prática.
A maior preocupação que tenho ao trazer esse tema - o conceito de trabalho - é ampliar a visão que vocês alunos, em início de formação, possuem sobre a questão. Mas por quê? Retomo a pergunta: qual é o campo para o qual vocês estão buscando formação? Basicamente, o trabalho. Por essa razão, discutir "Gestão" é nada mais, nada menos do que debater o mundo e as formas do trabalho.
Muito bem, após essa pequena justificativa, podemos seguir em frente: Não existe trabalho fora do mundo humano. Tudo aquilo que chamamos de trabalho são ações realizadas por homens. Claro que as abelhas trabalham. Assim como as formigas. Porém, diferente delas, o ser humano trabalha de uma outra maneira.
O trabalho aponta sempre para ações intenções humanas que terminam por mudar o contexto, o mundo, a natureza. Assim, a realidade em que vivemos possui o traço humano. Não temos como fugir disso.
Basicamente, a ação humana sempre causa mudanças no mundo. Porém, essas alterações não são apenas em uma única direção. Elas também geram impactos no próprio agente, ou seja, no homem. Forma-se assim, uma relação dialética entre homem-mundo: ambos são co-dependentes. É isso que afirma a visão que chamamos de "sócio-histórica".
Toda empresa, seja ela um ambiente hospitalar ou não, é um microcosmo das relações que acontecem fora dela. Não há como separar a formação humana daquela que acontece dentro da organização. Por essa razão, saber dessa inter-relação entre homem-mundo é também passar a entender que a organização é formada por pessoas e dependem destas para poder gerar, por exemplo, o lucro esperado ao fim do processo produtivo. Então, é o seguinte: * Cada trabalhador transforma a