Ubirajara
Autor: José de Alencar
Livro: Ubirajara
Editora: Martins Fontes Editora
Edição: 1º Edição
Ano de edição: 2003
Local da Editora: São Paulo
Qual a temática do romance que você escolheu
( ) URBANO
( ) REGIONALISTA
(x) INDIANISTA
( ) HISTÓRICO
“Salta uma corça da mata e veloz atravessa a campina.
Mais veloz a persegue gentil caçadora com a seta embebida no arco flexível.
Ergue-se Jaguaré. ”
Cenário:
Personagens:
Ubirajara: personagem protagonista, é o herói do livro. Aparece nos capítulos iniciais com o nome de Jaguarê, guerreiro da tribo dos araguaias, antes de se tornar "o senhor da lança", Ubirajara e chefe de sua tribo em substituição ao pai, depois de ter vencido Pojucã. Quando vai servir Itaquê para obter como esposa Araci, o nome adotado por ele entre os tocantins é Jurandir.Usa uma lança muito perigosa
Jandira: virgem Araguaia, da tribo de Jaguaré, filha de Magé, uma das mais belas virgens da tribo de nosso herói, e a ele prometida em casamento. Ubirajara a despreza, apaixonado por Araci e, após surpreende-la tentando matar a amada, transforma-a em escrava dela.
Araci, a estrela do dia: filha do chefe dos Tocantins, Itaquê. Os guerreiros da tribo servem ao pai para que este escolha a um deles como marido de Araci. Ela se apaixona por Ubirajara.
Pojucã: Em tupi, seu nome significa "eu mato gente"; é um forte guerreiro tocantim e irmão de Araci. É através dele que Jaguaré torna-se Ubirajara, pois na luta que ambos têm, Ubirajara saiu-se vencedor absoluto, deixando de ser caçador para tornar-se líder de sua gente.
Itaquê: chefe tocantim, pai de Araci, homem honrado e leal aos princípios de sua gente.
Jacamim: mãe de Araci e Pojucan. Ela, como todas as mulheres da tribo, encarrega-se do plantio da terra e, segundo a tradição tocantim, transmite sua fertilidade à terra. Não exige a fidelidade do marido, que tem outras mulheres.
Camacã: pai de Ubirajara, chefe da tribo Araguaia, que transmitirá ao filho a sua função.
Canicran: chefe