Uberlândia Econômicamente
O crescimento da economia brasileira, em sua grande parte deve-se aos municípios de médio porte, que constantemente impulsionam o mercado financeiro. Mas o aspecto econômico por si só não é o único, nossas cidades devem crescer de forma equilibrada entre qualidade de vida e economia. Isso é possível? Uberlândia com cerca de 620mil habitantes pode ser um exemplo.
Primeiramente, é bom ressaltar que é possível desenvolver uma cidade de forma que não prejudique a população. Segundo a ONU, Uberlândia é uma das cinco cidades do mundo que crescem com qualidade de vida. Uberlândia é a única representante da América. Além do mais, cabe a administração governamental poder criar medidas para crescer holisticamente.
Além disso, com o 26° PIB Brasileiro, Uberlândia destaca-se no setor de serviços, o que faz dessa cidade a maior da América Latina em termos de logística. Com isso, a criação de emprego está atraindo vários trabalhadores de outras regiões, fazendo com que índice de pessoas desempregadas diminui consideravelmente, aumentando até mesmo o poder aquisitivo da sociedade.
Nessa perspectiva, o trabalhador induzido pelo emprego se instalará na cidade, para isso o espaço urbano deve ter estruturas como: água, tratamento de esgoto, iluminação, espaços para lazer e etc. Para possam conter o aumento dessa população, de forma que se ganhe em qualidade de vida. Uberlândia tem índices que confirmam essas estruturas. Cerca de 100% da população tem acesso à água e tratamento de esgoto segundo o IBGE. Há várias estruturas para esporte e lazer, além de outros serviços importantes.
Torna-se evidente, portanto, que para crescer de forma ideal é preciso de politicas públicas que sejam sincronizadas, alinhando progresso socioeconômico, sem prejudicar nenhuma das partes. Para que isso torne uma realidade em grande parte do nosso país devemos escolher governantes que possam construir uma sociedade onde todos possam desfruir do melhor.