Túnel da grota funda
RIO - O prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, deram início, por volta das 9h20m desta quarta-feira, à primeira explosão para abertura do Túnel da Grota Funda. Essa etapa é considerada a mais importante para a construção da Transoeste, corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e que deve ficar pronto em 2012. As obras do corredor são orçadas em R$ 692,1 milhões.
- Ações como esta demonstram o comprometimento com as exigências dos órgãos internacionais para preparar a cidade para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016 - afirmou Nuzman, durante o evento de início das obras.
A construção do túnel vai durar dez meses, abrindo caminho entre a Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e o canal do Rio Portinho, em Guaratiba. Após a explosão das rochas, começará a perfuração da Serra da Grota Funda.
A estimativa da prefeitura é que sejam feitas até três explosões por dia, usando entre 900 e 1.350 quilos de explosivo. Até meados de 2011, serão detonadas 400 toneladas de dinamite. A Transoeste - assim como a Transolímpica e Transcarioca - faz parte do projeto de melhorias da estrutura viária da cidade, para o Rio ter condições de realizar a Copa de 2014 e as Olimpíadas, em 2016.Metade do tempo para ir da Barra a Santa Cruz
O novo túnel terá duas galerias com 1.100 metros de comprimento. O corredor expresso vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, que hoje chega a duas horas e meia.
A abertura do Túnel da Grota Funda é a segunda de três etapas de construção da Transoeste. Essa fase vai consumir 80% da verba prevista para construir o corredor expresso. A fase 1 da Transoeste inclui a adaptação da Avenida das Américas, entre o Terminal Alvorada e a Avenida Benvindo de Novaes, para receber os