Tópicos para estudo
E, como aquele porto não era cômodo para invernar, os mais deles foram de parecer que se partisse dali para ver se podia chegar a Fenice, que é um porto de Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali.
( Atos dos Apóstolos 27:12 )
HISTÓRIA
Na medida em que cargas negociadas foram tomando proporções maiores, bem como destinos mais longos, se fez necessário a utilização de meios de transportes que suportassem tal serviço, através de navios, barcos e demais embarcações navais surgindo o então denominado comércio marítimo.
DAS ESPÉCIES DE CONTRATO DE AFRETAMENTO
No Brasil, onde se utiliza o direito civil, o termo afretamento se refere apenas aos contratos para utilização do navio ou dos serviços do navio.
Existe duas as espécies do gênero contrato de afretamento:
Contrato de afretamento a casco nu;
Contrato de afretamento por tempo.
CONTRATO DE AFRETAMENTO POR TEMPO
O Contrato de afretamento por tempo se caracteriza pela utilização, ou arrendamento do navio por um tempo determinado, no qual o proprietário ou armador disponente coloca o navio completamente armado, equipado e em condição de navegabilidade à disposição do afretador por tempo, onde o mesmo assume a posse a o controle do navio, tais como: gestões náutica e comercial, mediante uma retribuição hire pagável em intervalos determinados durante o período do contrato, é um contrato de utilização dos serviços do navio.
DO CONTRATO DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS.
Segundo Caio Mario da Silva Pereira, o Contrato de transporte de mercadorias ”é aquele em que uma pessoa ou empresa obriga-se, mediante retribuição, a transportar, de um local para outro, pessoas ou coisas animadas ou inanimadas”. Tem como característica jurídica principal a bilateralidade, rege-se pelos princípios comuns a todos os contratos de transporte e por algumas regras especiais.