TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO FINANCEIRA
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO FINANCEIRA
THIAGO JACOB FRONTINO NEVES
Dissertação Sobre o Filme: Wallstreet – O Dinheiro Nunca Dorme apresentada à disciplina Tópicos Especiais em Gestão Financeira, ministrada pelo Profº. Wellington de Oliveira Massardi, no Curso de Administração da Faculdade Governador Ozanam Coelho, como parte integrante dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.
ABRIL, 2014
UBÁ
1. INTRODUÇÃO
A presente dissertação tem como tema: As conseqüências do risco moral para o mercado financeiro.
1.1. Risco Moral
Risco Moral seria algo como quando uma pessoa pratica atos inconseqüentes, porque sabe que, se algo ruim acontecer, estará seguro mesmo assim. Segundo Pindyck e Rubinfeld, existe risco moral “quando uma parte apresenta ações que não são observadas e que podem afetar a probabilidade ou a magnitude de um pagamento associado a um evento”. Dessa forma um bom exemplo é o fato de a maioria dos motoristas tomarem muito cuidado com um carro novo, e após fazer um seguro, não toma as mesmas atitudes cuidadosas, por saber que se algo ruim acontecer, será remunerado ou ressarcido do prejuízo.
1.2. WallStreet – O Dinheiro nunca dorme
No decorrer do filme, apresenta-se várias vezes o termo “Risco moral”, que o personagem de Michael Douglas, Gordon Gekko explica ser “quando alguém pega seu dinheiro e não assume nenhuma responsabilidade por isso”.
Jacob Moore, personagem de Shia LaBeouf, é um operador/corretor da bolsa com ideais bastante diferentes dos de Gordon pois pretende investir em uma pesquisa sobre sustentabilidade. Jacob namora Winnie, a filha de Gordon.
Jacob pede a Gordon conselhos sobre como agir com Bretton James, um grande investidor que fez com que seu tutor, Lewis Zabel cometesse suicídio, pois Bretton fez com que Lewis fosse obrigado a vender sua empresa por uma quantia muito pequena, e é