TÓPICOS EMPRESARIAIS
1.1 EMPRESA - CONCEITO
Segundo Ribeiro (2007) a empresa é uma atividade inovadora que pode ser vista e analisada numa destas tres vertentes: económica, sociológica ou jurídica.
Na perspectiva economica, esta mesma autora afirma que a empresa é uma organização que vai criar uma utilidade (bem ou serviço útil) que tem como principal objetivo obter lucro. Numa atividade empresarial o que se pretende é que os custos desta sejam inferiores aos seus ganhos, de forma a que se possam gerar lucros. Dentro desta vertente economica ainda existem dois critérios fundamentais nas quais as empresas podem se encaixar::
1.º CRITÉRIO: DOS SETORES DA ATIVIDADE
Setor Primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e o extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor em geral produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias.
Setor Secundário: atua no sistema industrial enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.Globalmente, abrange aquilo a que se chama “Empresas Industriais”, e;
Setor Terciário: está diretamente ligado a prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comercio em geral. No caso do terciário fica diretamente ligado ao comercio varejista. Globalmente abrange aquilo que se chama “Empresas Comerciais”, assim como também abrangem bancos e seguradoras, chamadas “Empresas de Serviço”. ( FREITAS, XXX)
2.º CRITERIO : DIMENSAO DAS EMPRESAS:
De acordo com o qual se clasifica as empresas em pequenas, médias e grandes empresas. A distinção entre cada uma delas faz-se em função do volume de facturação e do número de trabalhadores que tem ao seu serviço.
Figura 1: Vertente Econômica
Fonte: Ribeiro