Tópicos em resolução de problemas
OBJETIVO:
Mostrar a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino.
JUSTIFICATIVA:
A dificuldade residente no ensino da matemática é uma constante flagrante em todas as salas de aula, no que se pese as inteligências múltiplas de cada aluno, sempre existirão os que não possum uma facilidade nata para lidar números. Entretanto esta capacidade jamais será nula, e cabe aos educadores encontrar caminhos para que esta habilidade seja apendida.
INTRODUÇÃO:
A metodologia da resolução de Problemas é uma noção relativamente recente, e não totalmente compreendida. Ainda existem muitas resistências, principalmente entre os que querem encontrar uma solução única e absoluta para todas as dificuldades na arte de educar. Claro que não existe tal solução absoluta, mas esta metodologia esta cada vez mais se afirmando como uma grande ferramenta a disposição do professor para ensinar matemática.
DESENVOLVIMENTO:
Entre as dificuldades que o professor encontra na sala de aula, certamente manter a atenção dos alunos é uma das maiores. Sem a atenção dos alunos é muito difícil passar qualquer conteúdo por mais simples que seja. O ensino da matemática enfrenta ainda outras dificuldades entre as quais a falta de facilidade, de dom ou da inteligência específica voltada para números.
Estas dificuldades tem feito os educadores se desdobrar em criatividade, pois para alunos que não tem facilidade para números e para alunos desatentos é praticamente impossível ensinar uma matéria que se caracteriza pela concentração e pela pratica.
Outra grande dificuldade reside no dinamismo do cotidiano dos alunos, na imensa carga de informação a que estão sujeitos através dos inúmeros meios de comunicação e da facilidade de conexão via internet e celular. O professor deixou de ser a principal fonte de conhecimento e de aprendizado, agora, felizmente, ele divide esta responsabilidade com outras fontes. Isto, é claro, exige do