Descartes - da dúvida à certeza
RESUMO
No presente trabalho teremos como objeto de estudo a filosofia de René Descartes, em especial a sua pretensão de alcançar o conhecimento pleno do mundo usando apenas a razão, pretensão que se consolidou como a temática de todo o racionalismo moderno. Nesse sentido, procuraremos conciliar duas afirmações aparentemente contraditórias em sua obra; a de que podemos conhecer as coisas com certeza e a de que a origem desse conhecimento é a dúvida. Ao fim do trabalho, e já tendo em mãos o elo dessas duas proposições, esperamos fornecer algumas das razões pelas quais a filosofia de Descartes é ainda hoje, independentemente das críticas que recebeu, uma das mais fundamentais e estimulantes na história da filosofia.
PALAVRAS-CHAVE
Dúvida, Método, Razão, Certeza e Verdade.
Trabalho de avaliação da disciplina Oficina de Atividade Filosóficas III – Professor Edinaldo Tibúrcio Gonçalo. Alunos do terceiro período do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
2
1
1
1. INTRODUÇÃO
Mostraremos como Descartes move-se por meio da dúvida à certeza. Explicaremos como o filósofo usa o cogito, prova a existência de Deus e o que isso significa para sua existência. Iremos também apresentar as regras gerais da verdade que ele estabelece, bem como seu método estabelecido para a obtenção da verdade. O nome de Descartes pode ser associado ao nascimento da Idade Moderna. Isso se deve ao fato de serem, o filósofo e seus seguidores – chamados no século XVII de “novos filósofos” –, responsáveis pelo início de um deslocamento fundamental no pensamento científico de seu tempo. Ele dedicou-se ao estudo de matemática e física, conheceu diversos países quando esteve no exército, mas foi na Holanda que encontrou espaço propício aos seus estudos e prática de seus métodos,