Tópicos de engenharia
Resumo: Atualmente os projetos para o desenvolvimento de ar condicionado buscam soluções que otimizam, e atendam a limites máximos de eficiência energética tendo as dimensões reduzidas, possuindo um baixo nível de ruído, e com fluido refrigerante que não prejudique o meio ambiente e que tenha uma fácil instalação. Desta forma, essa revisão bibliográfica busca apresentar uma inovação tecnológica para o desenvolvimento do ar condicionado, de um empresa especializada, que busca tecnologia inverter em sistema de expansão indireta (água gelada) para atender a projetos Novos, Reformas e Retrofits. Portanto, a empresa partiu do princípio de fazer o mesmo projeto, porém com menor custo. Proporcionando, uma evolução tecnológica na sua linha de resfriadores de líquidos c/ compressor Scroll o que resultou em uma ótima eficiência energética, proporcionando assim, ingressar ao mercado, mas uma opção de ar condicionado.
Palavras-chave: ar condicionado, inventer, tecnologia,
1- Introdução
A tecnologia Inverter foi desenvolvida especialmente para reduzir o consumo de energia no ar condicionado Split. Como o próprio nome já diz, o Inverter funciona como um inversor de frequência que controla a velocidade de compressão do ar condicionado, sendo que quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor e vice-versa. A tecnologia faz com que o compressor nunca precise ser desligado, e desta forma, picos de voltagem não ocorrem. Além disso, como o compressor do ar condicionado Inverter sempre está atuando, não há oscilações na temperatura, sendo assim, não haverá a diminuição da temperatura ou o aumento a cada instante, pois a temperatura será sempre a mesma.
Além disso, o ar condicionado Inverter ainda favorece a economia de energia, sendo que um aparelho Split com Inverter consome cerca de 40% menos energia em comparação com um modelo que não