Tópicos da Engenharia
1851 – Primeira tentativa de aplicação da eletricidade no Brasil, com o telégrafo elétrico pelo Professor Dr. Paulo Cândido. A segunda tentativa foi realizada com êxito pelo Professor Guilherme S. Campanema no Rio de janeiro.
1852 – Foi inaugurada a primeira linha telegráfica da América Latina no Rio de Janeiro, sob-responsabilidade do Professor Campanema.
1854 – Ainda sob supervisão do Professor Campanema várias unidades do império eram interligadas por linhas telegráficas.
1874 – D Pedro II inaugurou os primeiros cabos submarinos que conectavam as cidades do Rio de Janeiro, Salvador Recife e Belém. No mesmo ano foi realizada a primeira ligação internacional para Portugal.
1854 – Foi realizada a primeira experiência de iluminação pública no Rio de Janeiro. Entretanto a cidade de campos foi a primeira cidade da América Latina a ter m sistema de iluminação pública permanente em 1883.
1878 – Surge o primeiro sistema de acionamento automático por circuito elétrico, no Rio de Janeiro.
1877 – D. Pedro II inaugurou o telefone no Brasil.
1879 – Surge a telefonia pública no Brasil.
1883 – A primeira usina hidrelétrica entrou em operação no país na cidade de Diamantina/MG, constituído pelo Professor Engenheiro Arthur Thiré.
Sec. XIX – Surge em Minas Gerais a primeira usina hidrelétrica para utilidade pública na América do Sul. Ainda no fim do século XIX inicia-se a aplicação da energia elétrica nos transportes urbanos, o primeiro bonde elétrico inaugurado ligava a praia do flamengo ao jardim botânico.
1922 – No Rio de Janeiro aconteceu juntamente com comemoração da independência do Brasil a primeira transmissão radiofônica no país em 7 de setembro. Entretanto, apenas um ano depois foi inaugurada a primeira estação de rádio permanente no país.
Sec. XX – Em meados da metade do século XX a aceleração da urbanização e do desenvolvimento foi tamanho