Tétano em Bovinos
Maike Antônio dos Santos Pelegrini
Tétano em Bovinos
O que é:
O tétano é uma doença toxêmica que acomete todos os animais de sangue quente (homeotermos), inclusive o homem, e se caracteriza por rigidez muscular e morte por parada respiratória e convulsões. Pelo fato da doença na maior parte dos casos ser causada por contaminação de ferimentos da pele ou mucosas por terra, é chamada de doença telúrica, ou seja, originária da terra.
O agente etiológico causador do tétano, o Clostridium tetani, é uma bactéria Gram positiva, ciliada, formadora de esporos, encontrada no solo, fezes e trato intestinal de animais. Os esporos são resistentes a muitos tipos de desinfecção, inclusive o vapor fervente a 100º C por 30 a 60 minutos, mas pode ser destruído por calor de 115º C por 20 minutos. Ao sol pleno chega a resistir vivo por 12 dias e ao abrigo do sol permanece vivo e viável por muitos anos.
Meios de contaminação:
Nos bovinos, a doença pode se alojar por meio de:
Feridas causadas da colocação de argola no focinho;
Descorna;
Castração;
Penetração pelas vias genitais durante o parto;
E entre outros.
Sintomas: Os sintomas começam a aparecer por volta de 2 semanas e um mês após a infecção bacteriana. E alguns deles são: Inicia-se por o aparecimento de rigidez muscular;
Acompanhada por tremores;
Expressão alerta com orelhas posicionadas eretas;
Retração das pálpebras (olhos arregalados);
Dilatação das narinas;
Regurgitação pelo nariz;
A mastigação prejudicada podendo escorrer saliva;
Timpanismo (incapacidade de expulsão de gases gerados por meio de mecanismos fisiológicos).
O óbito ocorre devido à parada respiratória, sendo observadas lesões significativas na necropsia.
Diagnostico
O diagnostico pode ser feito por meio de exame clinico apresentado pelo animal ou também pode ser feito o diagnostico laboratorial que é feito a partir de um esfregaço proveniente da ferida e Basso.
Profilaxia
A