Técnico segurança do trabalho
Relatório da Sipat 2013
Escola estadual Paulo Leminski
Relatório Sipat 2013 para matéria de
Comunicação em segurança do Trabalho
Prof°: Fatima
Curitiba
2013
Introdução
Desenvolvimento
Primeiro dia da Sipat. O doutor Gustavo Noronha: Trouxe-nos uma palestra sobre transtornos traumáticos.
Ele falou sobre TTC: Transtornos traumáticos cumulativos, LER: Lesão por esforço repetitivo, DORT: Distúrbio osteomusculares relacionados ao trabalho.
Também ele citou várias causas que pode afetar o trabalhador que são:
Falta de pausa no trabalho, impossibilidade durante o trabalho, insatisfação, sobrecarga ( horas extras), volumes, ritmos, tensão, cobrança de produtividade e falta de controle.
Logo após o termino da palestra fomos para a oficina com o PROF:
Rodrigo Azevedo de oliveira que nos falou sobre ERGONOMIA baseado na NR17.
Ele citou vários exemplos de como usar a ergonomia corretamente no ambiente de trabalho, e também falou sobre a AET: ÁNALISE ERGONOMICA DO TRABALHO, e que toda empresa é obrigada a possuir uma AET.
Segundo dia da sipat. O Doutor Felipe Bergman: Falou-nos sobre o profissional de segurança do trabalho e a fiscalização do trabalho.
Ele nos falou que toda autoridade pública só poderá agir dentro do que a lei permite, e citou sobre a finalidade do SFIT: Que é a aplicação das disposições legais, incluindo Convenções Nacionais ratificadas.
Fiscalização do trabalho: fiscaliza todas as instituições sem fins lucrativos, e Embarcações estrangeira em águas territoriais. Ele nos falou que a fiscalização do trabalho é analisar e investigar as causas de acidentes no ambiente de trabalho.
Logo após fomos para a Oficina com o PROF: DANIEL GARCIA Que trouxe o tema sobre POSTURA E COMPORTAMENTO PESSOAL:
A postura profissional relata que não devemos levar as gírias para o ambiente de trabalho isso prejudica os funcionários. Também falou sobre a eficiência e eficaz: O eficiente ele tem que ser melhor em tudo tanto na sua