técnico em segurança do trabalho
Estrutura Organizacional:
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.:instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapta adequadamente às mudanças.
Cada unidade de negócio traça seus objetivos e metas, que devem estar em sintonia com o planejamento estratégico as políticas, visão e missão da empresa e pode ser composta de forças-tarefas ou projetos. A relação entre as unidades é de cliente e fornecedor
Toda organização é composta de:
Estrutura
Processos
Resultados
Podemos citar alguns tipos de estruturas
1-Estrutura Linear
Comum em empresas pequenas, onde não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos. Baseada na estrutura dos antigos com total autoridade do chefe e com rígida unidade de comando.
Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação a centralização das decisões. As linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente, cada unidade de trabalho executa tarefas especificas e bem definidas que corresponde a uma estrutura simples.
Autoridade única.
Indicado para pequenas empresas, mas simples e econômicas, facilitando a unidade de comando e disciplina com clara delimitação de responsabilidade e autoridade.
Obs.: Rapidez no processo decisório.
Facilidade de Transmissão de ordens.
Discutível: ou seja, ver caso a caso.
2-Estrutura Funcional
É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o comando de mais de um chefe.
Organiza-se segundo os tipos de recursos técnicos utilizados, os objetivos são a longo prazo e a necessidade básica é a